São João da Chapada - Pontos Turísticos

 

A máquina:

Diz à lenda que lá era um lugar usado para alertar aos donos de escravos alguma fuga. Hoje lá existe apenas uma chaminé e ruínas de muros ao redor. Não se sabe a data de construção nem sua real função, mas tem várias lendas sobre a máquina. Apesar de ninguém saber o propósito de sua construção que reside a tempos. Esta falta de informação sobre a máquina faz com que toda a comunidade conheça e proteja.

Acesso: localizada a 2 Km do distrito de São João.

Visitação: acompanhada por guia.

 

Quartel do Indaiá:

Era uma área de confinamento de negros que fugiam do trabalho escravo. Com o tempo, restou um pequeno povoado com pessoas que descendem dos primeiros moradores, conservam as tradições e costumes.

Acesso: seguir em direção do distrito de São João da Chapada e mais 9 Km até o atrativo.

 

Macacos:

Localizada a 40 km da sede do Distrito de São João da Chapada possui como atrativos Cachoeiras, matas nativas, nascentes, trilhas, córregos, campos de sempre-vivas, potencial para produção artesanal utilizando flores e sementes de plantas nativas e trilhas. Quanto aos atrativos culturais destacam-se: registros históricos de trilhas de antigos tropeiros e escravos, conjunto arquitetônico (casas, igreja, moinho antigo), objetos, documentos e fotos antigas.

Acesso: Seguir em direção ao distrito de São João da Chapada e mais 22Km até o atrativo.

 

Informações fornecidas pelo Site de Diamantina.