Vem aí: São Joanense Ausente - 2013

VOCÊ NÃO PODE PERDER!

Editais para criadores e produtores negros

MinC e instituições vinculadas prorrogam o prazo de inscrições para até 25 de março

“Atenção você que é negro ou negra, com mais de 18 anos, o Ministério da Cultura tem um convite para você e vale até o dia 25 de março de 2013. Produtor ou artista que se auto-declara negra ou negro, que trabalha com as linguagens de cinema, de literatura, pesquisa de bibliotecas, de artes visuais, circo, música, dança e teatro, os concursos foram feitos para você”.


Para mais informações, acesse o sie do Minc através da imagem abaixo.

 

O museu numa caixa de sapato: memória e patrimônio da comunidade


A oficina pretende mostrar às comunidades rurais, dos distritos e bairros afastados de Diamantina a necessidade de preservar suas memórias, através de objetos, iconografia, relatos (história oral) e a importância dos museus nesse processo, desmistificando-os como "depósitos de coisas velhas".

Conteúdo programático:
1 - Memória e Patrimônio;
2 - História dos Museus;
3 - Cultura Material e Imaterial;
4 - Noções de preservação;
5 - Memória e História como identidade social.

Metodologia: Visitação e observação do entorno com a comunidade; palestras com conceitos de memória e patrimônio e workshops sobre conservação; história oral - técnicas e gravação; retorno à comunidade (avaliação de resultados e sugestões).

Público-alvo: Pessoas interessadas das comunidades e membros das associações; crianças com idade escolar e terceira idade.

Carga horária: 9 horas (dividido em três módulos de 3 horas)

Edição de Maio: acontecerá no bairro da Palha, durante a 11ª Semana Nacional de Museus, nos dias 14 a 16 de maio de 2013.